Telefone/WhatsApp: (84) 99911-9627

Após chuvas, Gargalheiras volta a abastecer Currais Novos


Postado em 13 de março de 2020 - 7:37h

A população de Currais Novos voltou a receber água do Açude Gargalheiras. Após quase cinco anos de escassez, o reservatório Marechal Dutra, nome oficial, está complementando a distribuição para o município juntamente com a água do Açude Dourado, que sangrou no último mês.

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a medida não influencia o abastecimento da cidade de Acari, que também é feito por Gargalheiras. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), o reservatório saiu do volume morte e agora está com 14,61% da capacidade. O Dourado passou de 2% para 100% em menos de uma semana.

Em nota, a Caern destacou que o reforço no abastecimento vai amenizar o impacto da seca em Currais Novos. O município recebe água em esquema de rodízio quinzenal, que divide a cidade em dois setores. Atualmente, a companhia está captando para o município 220 metros cúbicos de água por hora, o que equivale a 200 litros de água, durante 24 horas, e completando o fornecimento com 120 a 150 mil litros de água do Gargalheiras, por cerca de 10 horas.

No último fim de semana, Currais Novos registrou volume de chuva superior a 40 milímetros de acordo com o Boletim Pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Já Acari recebeu pouco mais de 20 milímetros.

Fonte: Portal da Tropical