Telefone/WhatsApp: (84) 3412-4414

Confirmados mais cinco casos de coronavírus no RN


Postado em 22 de março de 2020 - 15:29h

O Rio Grande do Norte tem cinco novos casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) às 21h51 desta sexta-feira (20). Com essa atualização, o número de casos confirmados no estado potiguar sobe para seis.

De acordo com a nota da secretaria, dos novos casos, o primeiro é de Parnamirim. Trata-se de paciente com 31 anos, do sexo masculino, com histórico de viagem a Fortaleza e que teve contato com estrangeiros. Ele passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas. Outras três confirmações são do munícipio de Natal e tratam-se, respectivamente, de paciente de 30 anos, do sexo masculino, com histórico de contato com caso suspeito por Covid-19; paciente com histórico de contato com caso suspeito, de 49 anos, do sexo feminino; paciente com histórico de viagem ao Rio de Janeiro e Santa Catarina, de 37 anos do sexo feminino. Os referidos pacientes passam bem e também seguem as recomendações de isolamento preconizadas em Natal, onde residem.

O quinto caso é de paciente do sexo masculino, de 70 anos, com histórico de contato com caso suspeito. Ao apresentar sintomas realizou exame em laboratório privado e o resultado foi notificado nesta sexta-feira (20) à equipe de epidemiologia do município de Natal. O paciente vem cumprindo as recomendações de isolamento desde que passou a sentir os sintomas.

“Destacamos que desde a notificação, todas as medidas de controle e prevenção da doença vêm sendo tomadas pelas Secretarias de Estado e Secretarias Municipais de Saúde de Natal e Parnamirim. Importante destacar que com as confirmações de dois casos acima relatados, evidencia-se transmissão local no RN – quando ocorre de pessoa a pessoa. Contudo, no dia de hoje, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 454/GM-MS, declarou em todo o território nacional o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19). Dessa forma, seguindo orientação do Ministério da Saúde, esclarecemos que a partir deste momento só serão realizados os exames (coleta de amostras) em pacientes graves hospitalizados, adotando-se estratégias de mitigação da propagação do vírus”, disse o órgão.

E acrescentou: “As Secretarias reforçam a necessidade da população manter as medidas de higiene que protegem não só para a covid-19, mas para diversos vírus de transmissão respiratória que circulam em nosso território. Os potiguares também devem ficar atentos às informações oficiais, evitando propagar fake news, e principalmente seguindo as recomendações de medidas preventivas decretadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte e pelo Governo Federal. Por fim, a Sesap-RN e as SMS Natal e Parnamirim reafirmam que este não é um momento para pânico. O Estado vem intensificando a articulação com os municípios para operacionalizar o plano de contingência que prevê a ampliação das ações assistenciais, de vigilância e de educação em saúde”.

Fonte: Portal da Tropical