Telefone/WhatsApp: (84) 3412-4414

2ª fase da vacinação contra Influenza começa nessa quarta-feira


Postado em 15 de abril de 2020 - 11:49h

A segunda fase da campanha de vacinação contra gripe começa nessa quinta-feira (16) e segue até o dia 6 de maio. Estão nesse grupo os profissionais da segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 15 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e a população carcerária.

“A vacina age contra os principais tipos de gripe, que são Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. O imunobiológico não previne o novo coronavírus que provoca a doença Covid-19. Não há necessidade de todas as pessoas buscarem os postos nos primeiros dias, é preciso evitar aglomerações”, destaca Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.

Quem tem alguma doença crônica deve levar o atestado médico comprovando a doença para poder tomar a vacina. Assim como os profissionais contemplados devem estar munidos do crachá do trabalho ou algum documento que comprove o vínculo profissional.

Essa é a primeira vez que os caminhoneiros e motoristas de transportes públicos são incluídos para receber a imunização. O Ministério da Saúde fez outras mudanças, antecipou a imunização dos idosos para a primeira fase e colocou as crianças para a última etapa junto aos professores que antes pertenciam a segunda fase.

A terceira fase da campanha contra Influenza será de 09 a 22 de maio e atenderá professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

Na primeira fase da campanha foram contemplados os idosos acima de 60 anos e os profissionais da saúde.

Fonte: Portal da Tropical