Telefone/WhatsApp: (84) 3412-4414

Entidades do turismo no RN apresentam protocolo para retomada das atividades


Postado em 2 de junho de 2020 - 7:56h

Um Plano de Retomada do Turismo foi formulado por sete entidades do trade turístico do Rio Grande do Norte a fim de recuperar o setor econômico no estado potiguar. A ideia é construir uma série de ações integradas para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa do setor pós pandemia da Covid-19, preservando os empregos e auxiliando na segurança econômica e sanitária.

A iniciativa é liderada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur), em parceria com o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Norte (Sindetur RN), e a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (SUVISA-RN).

“A importância do Plano de Retomada das Atividades Turísticas se dá pela relação de confiança e credibilidade com o mercado. Após essa crise, as pessoas passarão a procurar os destinos que se sintam mais segura. Este passa a ser é um forte diferencial de competitividade. Os nossos empreendimentos turísticos passarão a cumprir todos os protocolos de segurança sanitária, com todos os trabalhadores do turismo fazendo capacitações gratuitas no Senac, a partir de junho, para conhecerem e atuarem dentro das normativas. Estamos articulando esse trabalho com diversos setores da sociedade”, explicou Aninha Costa, secretária de turismo do RN.

Ao todo, o projeto contempla seis fases e prevê 18 meses de atividades. Em maio, foram concluídas as duas primeiras ações: criação de um protocolo de segurança sanitária e um plano de treinamento para habilitar as empresas a atuarem de acordo com as novas recomendações de biossegurança. De acordo com o Sistema Fecomércio, o projeto envolve ainda a implementação de um selo que ateste que as organizações estão aptas a seguirem os protocolos de saúde definidos; e a elaboração de um plano de promoção do destino RN.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou que o impacto da pandemia no setor de turismo. “Foi o primeiro a fechar suas portas, e deve ser um dos últimos a ter seu funcionamento pleno restabelecido”, disse. Para ele, o Plano de Retomada do Turismo do RN é importante porque os estabelecimentos precisam estar preparados para a retomada. “Os turistas que chegarem ao RN precisam se sentir seguros ao circular no nosso estado, ao se hospedar em nossos hotéis. Então esse Plano servirá não só para preparar o estabelecimentos e profissionais do turismo, mas também para atestar ao visitante que aqueles locais e profissionais estão qualificados e preparados para recebê-lo. Este conjunto de ações previstas no documento, e que está sendo construídos a diversas mãos pelas entidades que fazem o setor aqui no estado, devem fazer com que o nosso destino saia mais fortalecido desta crise”, ressaltou Queiroz.

Para auxiliar as empresas na implementação das mudanças, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN) irá ofertar capacitações online gratuitas para trabalhadores do segmento. Inicialmente, serão 500 vagas, disponibilizadas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As matrículas estarão disponíveis de 8 a 12 de junho, no site do Senac (www.rn.senac.br), e as aulas terão início a partir do dia 15 do mesmo mês.

Fonte: Portal da Tropical