Telefone/WhatsApp: (84) 3412-4414

UFRN lança edital do Auxílio de Inclusão Digital para aulas remotas


Postado em 8 de junho de 2020 - 7:55h

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), lançou o edital de inscrições para o Auxílio de Inclusão Digital, destinado a estudantes de graduação matriculados no Período Letivo Suplementar Excepcional para os Campi de Natal, Macaíba, Facisa e Ceres/Caicó e Currais Novos. As inscrições acontecem nos dias 11 a 12 de junho e devem ser realizadas exclusivamente online pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). 

De acordo com o documento, o Auxílio de Inclusão Digital é direcionado aos alunos ativos dos cursos de graduação presencial da UFRN que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica e fazem parte, como prioritários, do Cadastro Único. Para isso, precisam estar matriculados em componentes curriculares ofertados no Período Letivo Suplementar.

Segundo a UFRN, o valor do Auxílio de Inclusão Digital será de R$ 150,00, concedido em parcela única. Os recursos são provenientes do Programa Nacional de Assistência (PNAES). O processo seletivo do edital ocorrerá em duas etapas: na primeira etapa, podem se inscrever os estudantes matriculados em componentes curriculares, e, na segunda, os matriculados em atividades que não formam turmas.

Para receber o Auxílio de Inclusão Digital, o aluno não pode ultrapassar o limite de R$ 900,00 nas somas dos benefícios (bolsas e auxílios) recebidos (de acordo com o Ofício Circular n 16/2009 CGRE/DIPPES/SESU-MEC); e não pode ser morador de residência universitária com autorização de permanência durante o período da quarentena.

O benefício foi aprovado em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN, por meio da Resolução Nº 023/2020, quando foi instituído também o Período Letivo Suplementar Excepcional 2020.3, que abrange os meses de junho e julho deste ano. O documento dispõe sobre a regulamentação da oferta de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os estudantes de pós-graduação, da educação básica e dos cursos técnicos de nível médio da UFRN, que estejam cursando componentes de forma remota, também vão poder receber o Auxílio de Inclusão Digital, de acordo com a Resolução do Consepe. Para esses alunos, serão lançados editais diferenciados pelas unidades acadêmicas aos quais pertencem, isso porque os recursos serão provenientes de orçamentos próprios ou de outras fontes.

Confira edital para Auxílio de Inclusão Digital

Fonte: Portal da Tropical