Telefone/WhatsApp: (84) 3412-4414

Eleições 2020: mesários começam a ser nomeados no RN


Postado em 20 de agosto de 2020 - 6:32h

Seguindo o Calendário Eleitoral, os juízes eleitorais do Rio Grande do Norte deram início à nomeação de mesários que atuarão nas Eleições Municipais 2020. Nesse grupo, também estão inclusos os membros das mesas receptoras de votos e de justificativas, e os eleitores que atuarão como apoio logístico dos locais de votação. O prazo para as nomeações termina no dia 16 de setembro.

As novas datas previstas no Calendário Eleitoral foram alteradas em conformidade com a Emenda à Constituição nº 107/2020, que adiou o pleito para 15 e 29 de novembro (1º e 2° turnos), em razão da pandemia da covid-19. Originalmente, as nomeações aconteceriam de 7 de julho a 5 de agosto.

Os locais designados para o funcionamento das mesas receptoras, nas capitais, também serão publicados até 16 de setembro, no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), pela Justiça Eleitoral. Caberá ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), no âmbito estadual, a regulamentação da forma de publicação para os demais locais.

Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser convocado para trabalhar no dia da votação, com exceção dos candidatos e seus parentes até o segundo grau e por afinidade. Também estão impedidos de ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.

Fonte: Portal da Tropical