Telefone/WhatsApp: (84) 3412-4414

Detran volta a realizar “provão” em 5 cidades do RN, incluindo Currais Novos


Postado em 10 de setembro de 2020 - 7:14h

O processo de retomada gradual dos serviços presenciais oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) avança com a reativação do sistema de avaliação teórica dos candidatos a retirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no interior do estado. A medida aciona a realização do “Provão” nas cidades de Currais Novos, Assu, Macau, Apodi e Lagoa Nova.

A Coordenadoria de Registro de Condutores do Detran divulgou o calendário para aplicação do exame teórico, que analisa os conhecimentos daqueles usuários que já cumpriram a carga horária das instruções ministradas nas salas de aulas dos centros de formação de condutores (CFCs). O processo inicia pelo município de Currais Novos, nos dias 14 e 16 deste mês, seguido por Lagoa Nova, dia 15, Assú, 22 e 30, Apodi, dia 24, e Macau, dia 29.

“Nesse primeiro momento estamos contemplando esses cinco municípios com a aplicação itinerante de provas práticas, e logo no mês seguinte estaremos com um calendário mais amplo, trabalhando a retomada dos serviços presenciais de forma gradual e segura”, explicou a subcoordenadora de Registro de Condutores do Detran, Lela Dantas.

A realização de provas teóricas já está ocorrendo por meio de agendamento em Natal, Parnamirim e Mossoró. A prova é a primeira etapa após a conclusão do curso teórico realizado pelo usuário no CFC. Os candidatos fazem a avaliação numa sala específica, onde são utilizados computadores individuais que exibem a prova de conhecimento teórico versando sobre legislação e a prática correta de conduzir veículo no trânsito. Os procedimentos de realização da prova são simples e o usuário precisa apenas utilizar o mouse para selecionar a resposta correta de cada questão.

O candidato ao clicar no botão que finaliza a prova tem os dados do resultado lançados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e no site do Detran, no espaço com informações específicas do usuário. A partir do resultado positivo do provão, o aluno poderá prosseguir para as aulas práticas de volante. No caso de nota abaixo de 7,0, o aluno é reprovado e pode repetir a avaliação após 15 dias, pagando a devida taxa.

Fonte: Portal da Tropical