VÍDEO: Hospitais ficam alagados durante fortes chuvas em Natal

As fortes chuvas que caíram em Natal, com mais intensidade na madrugada deste domingo (06), provocaram alagamentos em hospitais da cidade. Foram registrados problemas no Hospital Municipal de Natal e no Hospital José Pedro Bezerra, mais conhecido como Hospital Santa Catarina.

Na unidade da rede estadual de saúde, no conjunto Santa Catarina, que dá nome popular ao hospital, vídeos mostraram a situação dos corredores completamente alagados. Além disso, outras imagens mostraram o nível de água na área externa do hospital.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) esclareceu que “o fluxo de água no entorno escoou para a entrada da unidade, alagando os corredores, estacionamento e parte das instalações”.

De acordo com a pasta, “imediatamente as equipes de manutenção e de limpeza foram acionadas, contornando a situação sem prejuízo aos pacientes e funcionários”. Na nota, a secretaria acrescentou ainda que o hospital foi construído há 38 anos em uma parte baixa da região, que não possui escoamento adequado.

“Já foram feitas várias intervenções para minimizar a situação, como elevação dos níveis dos portões da recepção e da entrada das duas guaritas e barreiras de terra ao redor dos muros. No entanto, quando o volume de chuva é alto, como nesta madrugada, há possibilidade de ocorrer situações como a registrada”, completou.

No Hospital Municipal de Natal, a situação foi semelhante. Imagens registradas por quem estava na unidade flagraram os corredores cheios de água durante a chuva deste domingo. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do município afirmou que “acionou o departamento de engenharia para avaliar a situação dos hospitais/maternidades municipais e da rede de urgência da capital”.

A pasta acrescentou que “nNão houve necessidade de remoção de nenhum paciente, no momento o atendimento do pronto de socorro do hospital dos Pescadores teve quer ser paralisado e a orientação da SMS Natal é que quem caso alguém necessite dos serviços procure uma Unidade de Pronto Atendimento”.

Postado em 7 de março de 2022