Lula se reúne com Pacheco e Lira pela primeira vez após eleição

RICARDO STUCKERT

O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai se reunir nesta quarta-feira (9) com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber. A PEC da Transição, que permite ampliar o Orçamento de 2023, deve ser o principal assunto a ser discutido nos encontros (entenda a PEC da Transição mais abaixo).

Inicialmente, a equipe do petista havia se comprometido a apresentar o texto da proposta nesta terça-feira (8), durante o encontro da Comissão Mista de Orçamento (CMO) no Senado. No entanto, a reunião foi adiada. A minuta deve ficar pronta ainda hoje, mas só será apresentada na quarta-feira.

O texto ainda precisa passar pelo crivo de Lula e só deve ter os últimos detalhes ajustados após a conversa do presidente eleito com Lira e Pacheco. A reunião com Lira está marcada para ocorrer às 10h, na residência oficial do presidente da Câmara, e o encontro com Pacheco vai acontecer às 13h, na residência oficial do presidente do Senado.

Logo após o resultado da eleição presidencial, em 30 de outubro, Pacheco disse que o Brasil entra em um “novo ciclo de união e responsabilidade dos mandatários” e que o Senado está disposto a dialogar com a equipe de transição do petista.

“O Congresso Nacional está pronto para que os projetos de interesse nacional sejam apreciados, sempre com critério, juízo crítico, independência, mas com espírito de colaboração”, comentou.

Após a reunião com os comandantes da Câmara e do Senado, Lula participa de um encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, às 15h. A magistrada é a responsável por colocar em pauta os julgamentos no plenário da Corte.

R7

Postado em 9 de novembro de 2022