Golpe: Detran-RN alerta para notificação falsa por e-mail; entenda

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) emitiu um alerta sobre um golpe que está circulando na internet. De acordo com o órgão, e-mails estão sendo enviados para usuários com solicitações para cliques em links ou envio de dados pessoais.

Em nota, o departamento negou que faz esse tipo de procedimento. “Alertamos que são falsas as notificações recebidas por usuários por meio de e-mail que tenham como remetente o Detran/RN, onde as mensagens solicitam que o destinatário clique em links ou ícones e forneçam informações pessoais”, esclareceu.

Ainda segundo o Detran, “esses e-mails são perigosos e podem infectar o computador do usuário com vírus, além de tentar ter acesso a dados sigilosos do cidadão”, pontuou.

O departamento orientou ainda que as pessoas que receberem o e-mail devem apagar o conteúdo. “O procedimento correto é deletar a mensagem imediatamente quando perceber que a mesma se encontra disponibilizada na sua caixa postal”, recomendou.

Qualquer dúvida, o usuário deve ir direto ao site do Detran/RN (www.detran.gov.br) ou ao Portal de Serviços (portal.detran.rn.gov.br) e realizar a consulta de CNH ou Veículo.

Por fim, o Detran acrescentou que a comunicação por e-mail (noreply.detran@rn.gov.br) só é feita “em caso de agendamento ou cancelamento de serviços agendados e nunca links sobre seleção de usuários para o programa CNH Popular (CNH Social), bloqueio de CNH, infração de trânsito, solicitação de dados, entre outros”.

Portal da Tropical

Postado em 18 de novembro de 2022