2023-2026: Fátima Bezerra é empossada para segundo mandato no Governo do RN

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN

A governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) foi empossada para exercer o segundo mandato à frente do governo do Rio Grande do Norte. A sessão solene foi realizada na Assembleia Legislativa do RN, na manhã deste domingo, primeiro dia de 2023. O vice-governador eleito, Walter Alves, também foi empossado.

A segunda gestão da petista se estenderá até 2026. Reeleita com 1.066.496 votos (58,31%), ela falou sobre a nova gestão na chegada à Casa Legislativa. “Gratidão imensa. E eu quero mais uma vez afirmar que darei o melhor de mim para a gente fazer um segundo mandato para avançar”, declarou.

Em seu discurso, Fátima falou sobre equilíbrio fiscal, educação, segurança pública e outros temas. “A segurança pública seguirá merecendo atenção singular pois sem ela outras esferas da vida e do desenvolvimento não se realizam”, garantiu a governadora.

Após a posse, Fátima Bezerra embarca para Brasília, onde vai participar da cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil. A governadora participará também, nos dias subsequentes, de uma série de posses de ministros e ministras da nova composição do Executivo Nacional.

Nesta segunda-feira (02), a governadora Fátima Bezerra participará durante todo o dia da transmissão de cargos de novos ministros como Fernando Haddad (Fazenda); Camilo Santana, Nísia Trindade (Saúde); Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública); Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Margareth Menezes (Cultura).

Quem é Fátima Bezerra?

Nascida em 19 de maio de 1955, Maria de Fátima Bezerra tem 67 anos e é natural de Nova Palmeira, no interior do estado da Paraíba. Solteira, Fátima Bezerra é formada em pedagogia. Em 2018, Fátima tentou pela primeira vez o posto de governadora e conseguiu ser eleita.

o histórico político dela é recheado de disputas. Em 1994 e em 1998, ela foi eleita deputada estadual no Rio Grande do Norte. Durante os mandatos, a petista concorreu à Prefeitura de Natal em 1996 e em 2000, mas não foi eleita em ambas as ocasiões.

Em 2002, Fátima Bezerra se candidatou ao cargo de deputada federal e conseguiu ser eleita. Dois anos depois, em 2004, voltou a tentar assumir a Prefeitura de Natal, mas sem sucesso novamente.

A petista foi reeleita para a Câmara dos Deputados em 2006. Na eleição de 2008, ela tentou novamente ser prefeita, mas sofreu o quarto revés na capital potiguar. Dois anos depois, mais uma vitória no pleito para deputada federal.

Após desistir de se eleger como prefeita de Natal, ela só se candidatou novamente em 2014, no fim do mandato como deputada federal. Ela foi eleita senadora pelo Rio Grande do Norte e cumpriu o mandato até se candidatar ao governo em 2018.

Portal da Tropical

Postado em 2 de janeiro de 2023