Polícia Militar do RN abre concurso público com 1.158 vagas para soldados

Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte lançou edital para concurso público com 1.158 vagas soldados, segundo anunciou o governo do estado.

A maior parte das vagas (1.128) é para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP). No entanto, também há 30 destinadas ao Curso de Formação de Praças Músicos.

Somente com aprovação em todas as fases do concurso e no curso de formação, o candidato se torna soldado da PM.

O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

As inscrições poderão ser feitas da próxima segunda-feira (23) até o dia 22 de fevereiro de 2023, pela internet, no site do IBFC , na aba “Inscrição e 2ª via do Boleto”.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 17 de março nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, João Câmara, Nova Cruz e Pau dos Ferros. A duração é de quatro horas.

A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Legislação Extravagante e Legislação da PMRN. São 10 questões para cada disciplina, totalizando 80.

Além da prova objetiva, também haverá prova física, com barra fixa, “shuttle run”, abdominal remador, salto em distância, e corrida.

No caso dos candidatos a soldado músico, também haverá prova de habilidade técnica relacionada ao instrumento escolhido.

Para concorrer a qualquer uma das vagas, é necessário ter graduação em curso superior, seja de bacharelado, licenciatura, ou tecnólogo.

Durante o curso de formação, o candidato receberá uma bolsa de R$ 1.302

O prazo de validade do concurso é de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

O edital pode ser consultado na edição deste sábado (21) do Diário Oficial do Estado.

g1

Postado em 21 de janeiro de 2023