
A icônica jornalista Glória Maria morreu nesta quinta-feira (02), aos 73 anos. Ela estava internada em um hospital no Rio de Janeiro desde o último dia 6 de janeiro.
“A jornalista Gloria Maria morreu essa manhã (02/02). Ela foi marcada como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais”, diz o comunicado da Rede Globo.
A jornalista foi diagnosticada com um câncer no pulmão em 2019 e teve metástase. O avanço da doença chegou ao cérebro. Ela chegou a fazer cirurgia para retirada do câncer, mas continuou com tratamento imunoterápico.
Glória Maria deixa as filhas, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14 anos.
Relembre a trajetória
Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro.
Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a comunicadora contou que chegou a conciliar os estudos com um emprego de telefonista na Embratel.
Nos anos de 1970, a jornalista foi levada por uma amiga à Rede Globo para ser rádio-escuta e anos depois foi efetivada como repórter. Ela fez parte das equipes do Jornal Nacional, Jornal Hoje, Bom Dia Rio e RJTV.
A estreia como repórter foi em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, e ao longo da carreira participou de grandes coberturas jornalísticas e viagens ao redor do mundo.
Seu último trabalho na televisão foi no comando do Globo Repórter ao lado da colega Sandra Annenberg. No segundo semestre de 2022, ela precisou se afastar do trabalho para cuidar da saúde.
Com informações do R7.com