Rede Tropical de Comunicação é premiada em reportagem sobre patrimônio histórico de Natal

Foto: Bia Azevedo

O jornalista Lamonier Araújo foi premiado na noite dessa quarta-feira (1º) pela audiorreportagem “Um Palácio Redescoberto”, veiculada no programa “CBN Em Foco”, da Rádio CBN Natal. O conteúdo especial contou a histórica e retratou a importância do Palácio Potengi, ou a Pinacoteca do Estado, como o local é mais conhecido. O concurso “Natal Sem Igual” foi voltado para a produção de conteúdo sobre o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. O evento de premiação foi realizado no Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira, zona Leste da capital.

Lamonier Araújo celebrou o prêmio e deu detalhes sobre a reportagem que faturou o prêmio de menção honrosa. “Fico muito feliz porque é um reconhecimento do trabalho como jornalista. Foi meu primeiro prêmio de rádio, com uma matéria produzida especialmente para a CBN Natal”, contou.

Para produzir a reportagem, o jornalista entrevistou representantes da própria Pinacoteca e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, além da organização do espetáculo “Um Presente de Natal”, que se apresentou no local durante o último mês de 2022.

Ele revelou o que o inspirou a tratar da riqueza do Palácio Potengi. “Foi o espetáculo que me deu a ideia de fazer a matéria sobre a Pinacoteca. Eu fiz em forma de cordel, contando a história e a importância do local, que teve estrutura reformada e entregue em 2021”, detalhou.

Além de Lamonier Araújo, a reportagem contou com a edição de Alex Othon. Esse foi o segundo prêmio vencido por Araújo na Rede Tropical de Comunicação. Em dezembro, ele venceu o Prêmio Fecomércio. “Falar da cultura é falar do nosso povo. E o prêmio faz um belo reconhecimento do nosso trabalho”, acrescentou.

O concurso faz parte da programação do Festival Histórico de Natal e contou com três categorias: texto, áudio e vídeo. Em cada uma delas, duas produções foram premiadas, com o primeiro lugar e uma menção honrosa. A iniciativa está em sua primeira edição e a premiação é de R$ 15 mil.

Em discurso realizado no evento, o jornalista Octávio Santiago, organizador do prêmio, destacou que “a iniciativa confirma o protagonismo dos jornalistas na busca pela valorização do patrimônio histórico e arquitetônico local, com a mobilização da sociedade e das autoridades para a manutenção de uma identidade”. A comissão julgadora foi formada por ele e pelos também jornalistas Flávia Urbano e Gustavo Sobral.

O Festival Histórico é uma realização da Viva Entretenimento e conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, via Lei Djalma Maranhão, incentivado pela Unimed Natal, Arena das Dunas, DBEACH, CEI e Plano Urbanismo, e do Governo do Estado, por meio da Lei Câmara Cascudo, incentivado por CDA Distribuidora, Frigoiás, Sadio, AquaCoco e Coca-Cola.

Portal da Tropical

Postado em 2 de fevereiro de 2023