Ministro da Pesca participa de agenda em dezembro no RN

Foto: Divulgação

Os desafios da pesca no Rio Grande do Norte serão destacados em dezembro no 1º Encontro dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do RN. O evento – organizado pela Confederação Brasileira da Pesca e Aquicultura (CBPA) – contará com a participação do Ministro da Pesca, André de Paula no dia 1º de dezembro em Pau dos Ferros. O encontro começa às 10h na barragem pública da cidade e contará com apoio do Federação dos Trabalhadores da Aquicultura e da Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (FETAPE).

Para o presidente da CBPA, Abrão Linconl, o evento será uma oportunidade de apresentar a realidade e os desafios da rede que envolve a pesca no Rio Grande do Norte, desde a atividade diária dos trabalhadores quanto a questão do peixe-leão no litoral nordestino. “Nosso Rio Grande do Norte tem a realidade parecida com os demais estados do Nordeste, tanto na atividade da pesca quanto nas questões que envolvem a reestruturação do setor e a questão mais atual que é a presença do peixe-leão, ameaçador dos ecossistemas”, destaca.

De acordo com o recente levantamento do Painel de Consultas do SISRGP (Registro Geral da Atividade Pesqueira), o Brasil conta neste momento com 1.035.478 pescadores profissionais ativos, todos devidamente licenciados. Desse total, 507.896 são mulheres – o que representa 49% de participação feminina. No Rio Grande do Norte são contabilizados 14.238 trabalhadores da pesca sendo 8.103 homens e 6.135 mulheres.

A programação do 1º Encontro dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do RN conta também com atividades como corrida de canoa, desfile da Miss Pesca RN e lançamento do Projeto DNOCS. Na parte cultural, ocorrerão apresentação dos violeiros Raimundo Sobrinho e Josivalviana, incluindo também Edvaldo do Acordeon e shows com Bartô Galeno e Vicente Nery.

Portal da Tropical

Postado em 27 de Novembro, 2023