RN registra maiores acumulados de chuva no Brasil em 24h, diz Emparn

Foto: Divulgação/ STTU

O Rio Grande do Norte experimentou, nas últimas 24 horas, um volume de chuvas que desafia as expectativas para o mês de novembro, tradicionalmente caracterizado como quente e seco. Com 321 milímetros em Brejinho, no Agreste Potiguar, o evento meteorológico surpreendeu ao se posicionar como o mais chuvoso registrado pelo Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). De acordo com a Emparn, este volume equivalente a mais da metade do registrado durante todo o ano no município, indica uma anomalia climática significativa.

Outros municípios do estado também foram impactados por essa intensa chuva. Extremoz, no Litoral Potiguar, recebeu 261mm; Monte Alegre, no Agreste, teve 285mm; Lagoa de Pedras, no Agreste Potiguar, registrou 250mm; e Lagoa Salgada, também no Agreste Potiguar, acumulou 241mm. A capital, Natal registrou 194mm de chuva, seguida por Macaíba (197mm), São Gonçalo do Amarante (161mm) e Parnamirim (129mm).

De acordo com Gilmar Bristot, chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, essa intensidade de chuva não estava prevista pelos sistemas tradicionais de previsão do tempo e é atribuída ao fenômeno El Niño. Ele explicou que a chuva veio acompanhada de trovões e relâmpagos, fenômenos raros em áreas equatoriais e litorâneas. Esse padrão atípico é considerado mais um efeito do fenômeno El Niño, que tem impactado as condições climáticas na região.

A previsão para os próximos dias indica que as chuvas devem continuar, mas com volumes menos intensos. Bristot ressaltou que nunca antes foram registradas chuvas com esses volumes no mês de novembro.

Previsão dia a dia

29/11/23 – Quarta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Vale do Açu e região de Mossoró, demais regiões céu parcialmente nublado a claro.

30/11/23 – Quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, demais regiões céu parcialmente nublado a claro.

01/12/23 – Sexta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todo estado.

02/12/23 – Sábado – Céu parcialmente nublado com chuvas no litoral, céu nublado a claro em nas demais regiões do estado.

Portal da Tropical

Postado em 28 de Novembro, 2023