Saiba quais unidades da Central do Cidadão estão emitindo a nova identidade

Foto: Divulgação

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) iniciou nesta segunda-feira (11) a emissão da nova identidade, a Carteira de Identificação Nacional (CIN). O agendamento está disponível para algumas unidades da Central do Cidadão em cinco cidades do RN.

De acordo com o Itep, a população pode agendar para todas as unidades de Natal, além de Parnamirim, Mossoró (Shopping Estação), Patu e Pau dos Ferros. A expectativa é que até o final do mês o serviço seja expandido para as demais unidades no estado. A primeira via do novo documento é gratuita para todos. O agendamento pode ser feito pelo site www3.itep.rn.gov.br/agendamento.

“Lembramos que a Carteira de Identidade atual que a população possui continua válida até 2032, ou seja, não é necessário ter pressa para aderir ao Novo RG”, frisou o Itep.

A CIN tem padrão nacional e número único para todas as unidades de federação. Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil. Tudo isso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos.

Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.

Portal da Tropical

Postado em 12 de Dezembro, 2023