Bandeira tarifária da conta de luz segue verde em janeiro

Foto: Reprodução

Uma boa notícia para o bolso do brasileiro neste início de 2024. As contas de energia elétrica não terão cobrança extra. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), confirmou que a bandeira tarifária segue verde neste mês de janeiro.

Há 21 meses as contas de luz não possuem custo adicional de geração de energia. Segundo a Agência, a não cobrança dos valores acontece devido às boas condições das usinas no país. Então, como não há necessidade de acionar usinas termelétricas, que são mais caras, o custo da energia fica menor.

Ainda de acordo com a Aneel, ao sinalizar aos brasileiros o custo real da energia, as bandeiras tarifárias também estimulam o consumo mais consciente e sem desperdício.

As bandeiras foram criadas em 2015 e mostram, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que será cobrada dos consumidores.

Quando a bandeira está verde, as condições hidrológicas para geração de energia são favoráveis e não há qualquer acréscimo nas contas.

Se forem desfavoráveis, a bandeira passará a ser amarela ou vermelha e há uma cobrança adicional, proporcional ao consumo.

Agência Brasil

Postado em 2 de Janeiro, 2024