Inep divulga resultados do Enem 2023

Foto: ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 podem conferir o resultado das provas na Página do Participante do Inep/Enem, com o login a partir da plataforma Gov.br. As notas foram divulgadas nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem é o exame que avalia o desempenho dos alunos que estão terminando o ensino médio e é a principal porta de entrada para as instituições de ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e de iniciativas do MEC como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Segundo o MEC, 3,9 milhões de pessoas fizeram a avaliação no ano passado. Os resultados dos chamados “treineiros”, pessoas que participam do certame sem concorrer às vagas, vão ser divulgados em março.

O espelho das redações será divulgado em 90 dias após a divulgação dos resultados. Os textos são avaliados com as cinco competências e a nota pode chegar a 100. Há fatores que podem resultar em nota zero. Entre eles, estão a fuga do tema, trecho desconectado e desrespeito.

R7

Postado em 16 de Janeiro, 2024