Inscrições para ‘Enem dos Concursos’ começam nesta sexta (19); confira cronograma completo

Foto: Reprodução

Começa nesta sexta-feira (19) o prazo de inscrição para a primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que foi apelidado de “Enem dos Concursos”. A prova possibilitará a concorrência para, ao todo, 6.640 vagas em 24 órgãos públicos federais e ministérios.

Os candidatos terão até o dia 9 de fevereiro para realizar as inscrições, que serão feitas exclusivamente pela internet, no site oficial do concurso. Para se inscrever, é necessário ter uma conta gov.br. Será cobrada uma taxa de R$ 60 (para os cargos de nível médio) ou R$ 90 (cargos de nível superior).

A isenção de taxa é garantida para inscritos no Cadastro Único, doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do ProUni e estudantes que tiveram o ensino superior financiado pelo FIES. Mas atenção: para quem for pedir a dispensa do pagamento, o prazo é mais curto: até 26 de janeiro.

O governo estima que mais de 3 milhões de pessoas devem se inscrever. Os dados finais sobre o número de inscritos serão divulgados em 29 de fevereiro. Os cartões de confirmação das inscrições serão publicados dois meses mais tarde, em 29 de abril.

Provas em maio
As provas para todos os cargos oferecidos na primeira edição do “Enem dos Concursos” acontecerão no mesmo dia: 5 de maio, um domingo. Os testes serão divididos em duas etapas, com os candidatos fazendo parte pela manhã e outra parte à tarde no mesmo dia.

No total, as provas serão aplicadas em 220 cidades brasileiras. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), 94,6% da população brasileira vive a até 100 quilômetros de um local de prova. A lista completa de cidades está disponível nos editais – para acessar os editais, clique aqui.

Os resultados das provas objetivas e as notas preliminares das provas discursivas e de redação serão publicados em 3 de junho. O resultado definitivo sai em 30 de julho. A partir de 5 de agosto, os candidatos aprovados serão convocados para tomar posse e realizar cursos de formação, quando for o caso.

Blocos temáticos

Nesta primeira edição, o CPNU foi dividido em oito blocos temáticos, relacionados às formações exigidas. São eles: Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; Gestão Governamental e Administração Pública; e Nível Intermediário. Cada bloco tem seu edital específico.

Cada candidato poderá concorrer a todos os cargos dentro de um bloco temático. As pessoas inscritas deverão escolher o bloco e os cargos para os quais seu perfil é adequado. Além disso, deverão ordenar preferência entre os cargos e entre as diferentes especialidades. A aprovação se dará de acordo com a preferência informada, caso a nota seja suficiente para alocação em mais de um cargo.

Confira abaixo o cronograma completo do “Enem dos Concursos”:

19/01 a 09/02/2024 – Inscrições
29/02/2024 – Divulgação dos dados finais de inscrições
29/04/2024 – Divulgação dos cartões de confirmação
05/05/2024 – Aplicação das provas
03/06/2024 – Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação
30/07/2024 – Divulgação final dos resultados
05/08/2024 – Início da convocação para posse e cursos de formação

BDF

Postado em 16 de Janeiro, 2024