Chuvas elevam nível de açude em Currais Novos; RN está em alerta para chuvas e ventos intensos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

As chuvas que caíram nos últimos dias no Rio Grande do Norte, principalmente na região Seridó, contribuíram para o aumento do nível de reservatórios. Em Currais Novos, o açude Dourado praticamente triplicou o volume entre a segunda-feira (19), quando tinha pouco mais de 3% da capacidade, e esta quarta-feira (21), se aproximando de 10%.

Nessa terça-feira, o município acumulou quase 40 milímetros de chuvas, de acordo com os dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Moradores registraram as cheias em açudes menores, que levam água para o Dourado. “É uma maravilha. Nós que vivemos no Nordeste torcemos para que o ano seja bom para a gente plantar em colher, mas se não der, se o açude tiver cheio já dá para a gente ficar de boa”, relatou um popular da comunidade Pedra Preta.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os municípios estão em alertas para chuvas intensas. Os avisos foram iniciados às 10 horas da manhã desta quarta-feira (21) e seguem ativos até às 10 horas desta quinta-feira (22).

Ao todo, 108 municípios estão no alerta amarelo, de perigo potencial, para chuvas intensas. Os locais podem ser atingidos por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

No alerta laranja, de perigo, são 73 municípios. As localidades podem ser atingidas por chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. “Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, alertou o Inmet.

“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, completou o instituto.

Portal da Tropical

Postado em 22 de Fevereiro, 2024