Foca em Mim: TV Tropical inicia reality jornalístico para revelar novos talentos potiguares

Comprometida com o jornalismo de qualidade e a formação com excelência de jovens estudantes, a TV Tropical, a maior emissora de televisão do Rio Grande do Norte, inicia um reality jornalístico para revelar novos talentos do jornalismo potiguar. O “Foca Em Mim” é uma competição para estudantes de jornalismo com a marca de credibilidade da TV Tropical.

O objetivo é que os estudantes de jornalismo produzam matérias, links ao vivo e conteúdo para redes sociais, que serão exibidos na programação da TV Tropical e nas redes sociais da emissora. Serão escolhidos oito estudantes para participar do processo. Eles serão acompanhados individualmente por um repórter da TV, mas apenas um candidato será o vencedor da disputa.

As inscrições começam nesta segunda-feira (04) e o resultado final será conhecido no dia 30 de abril. O vencedor ganhará um estágio remunerado na redação da TV Tropical. O regulamento está disponível em portaldatropical.com.br.

Os candidatos serão avaliados por uma comissão formada por Jânio Vidal, superintendente da Rede Tropical de Comunicação; Amanda Carvalho, gerente de Jornalismo da TV Tropical; Cassiano Arruda Câmara, publicitário e comentarista da TV Tropical; Alexandre Othon, presidente do Sindicato dos Jornalistas.

A gerente de Jornalismo da TV Tropical, Amanda Carvalho, destaca a contribuição da emissora na formação dos estudantes. “A TV Tropical se preocupa com o jornalismo ético e de qualidade e com a formação dos novos profissionais. Com o projeto, a TV Tropical abre as portas da emissora para estudantes de todo o estado mostrarem os talentos e o conhecimento que eles têm recebido nas universidades”, afirma.

A jornalista Mara Godeiro, que apresenta o RN No Ar e está diariamente nas ruas, comenta sobre a novidade da TV Tropical. “É um projeto bacana, de valorização do jornalismo. O mais interessante é que vai mostrar a realidade de uma redação, a realidade dos repórteres para os estudantes. É a união da teoria com a prática. Às vezes, os estudantes ficam muito em sala de aula e aqui vão, de fato, ter acesso a essa prática”, destaca.

Ela não esconde a ansiedade para participar do projeto. “É aí que você se encanta com a profissão, de como é interessante, como a adrenalina de ser jornalista é alta. É um projeto que estou muito feliz em participar. Eu sempre gostei muito de ensinar o pouco que sei. Então, estou ansiosa, com uma expectativa muito grande”, completou Mara.

Regulamento

Para participar do reality o estudante precisa obedecer às seguintes regras:
1- O estudante deverá produzir, gravar e enviar um vídeo de até 1 minuto para o e-mail focaemmimtvtropical@gmail.com. No vídeo, o candidato deve se apresentar e dizer porque deve ser selecionado para participar do reality. O vídeo deve ter duração de até um minuto.
2- O candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Norte, cursando Jornalismo e com matrícula ativa a partir do quarto período.
3- Os 8 selecionados para participar da disputa terão os nomes divulgados no Programa Balanço Geral RN no dia 18 de março de 2024.
4- O participante não poderá ter vínculo empregatício ou de estágio com outras empresas de comunicação comercial.
5- O participante se compromete a cumprir as regras e horários determinados pela TV Tropical para o cumprimento de cada etapa da disputa.
6- O estudante se compromete a não divulgar os conteúdos que estão sendo desenvolvidos durante o período da disputa, sem autorização prévia.
7- Todas as etapas são eliminatórias e durante a disputa, o processo e o material produzido serão avaliados por uma comissão composta por jornalistas potiguares. Essa comissão vai definir quem avança em cada etapa. Exceto na etapa de produção de conteúdo para rede social, nesta etapa os candidatos serão avaliados pelo voto popular.
8- O material produzido durante a disputa é de propriedade da TV Tropical.

Etapas:
1 – Produzir e gravar uma matéria com temática proposta pela chefia de reportagem da TV TROPICAL
2 – Produzir e gravar uma matéria com temática proposta pelo candidato, com aprovação prévia da chefia de Reportagem.
3 – Conteúdo para as redes sociais
4 – Uma participação ao vivo no programa Tudo com Priscilla Freire
5 – Link ao vivo com tema e programa definido pela chefia de reportagem

Datas:
Período de inscrições: 04 a 15 de março de 2024
Divulgação dos 8 selecionados: 18 de março de 2024 no Programa Balanço Geral RN
Apresentação dos participantes: 20 de março de 2024 no Programa Tudo com Priscilla Freire
Duração das etapas: 25 de março a 26 de Abril de 2024
Divulgação do resultado final: 30 de abril de 2024

Postado em 5 de Março, 2024