Caminhada: o que acontece se eu fizer 5 km todos os dias?

A caminhada, quando realizada de forma estruturada e frequente, é considerada um exercício físico com benefícios importantes para a saúde.
O professor Thiago dos Santos Rosa, pesquisador dos programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília, destaca que a atividade é acessível e pode ser praticada mesmo que a pessoa não esteja em 100% de suas condições físicas.

“É uma atividade de baixo impacto, ideal para pessoas com problemas articulares, idosos ou iniciantes em programas de exercícios. A caminhada causa menos estresse nas articulações dos joelhos, quadris e tornozelos, reduzindo o risco de lesões”, explica Thiago.

Ele esclarece que uma caminhada diária de cinco quilômetros, geralmente, é uma atividade segura, que não acarretará prejuízo algum à saúde. No entanto, é importante ouvir o corpo e intercalar dias de descanso se houver sinais de fadiga.

“Variar a intensidade e a duração das caminhadas ajuda a prevenir lesões e promove a recuperação muscular. Os adultos devem realizar pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana, o que pode ser alcançado com caminhadas diárias”, aponta Thiago.

Cuidados ao iniciar uma rotina de caminhada
Ao iniciar uma rotina de caminhada diária, alguns cuidados são essenciais. São eles:

Usar calçado adequado que ofereça suporte e amortecimento;
Realizar alongamentos dinâmicos antes e estáticos depois da caminhada;
Se manter hidratado;
Começar com distâncias menores e aumentar gradualmente;
Usar roupas confortáveis e adequadas ao clima.
Além disso, é recomendável consultar um cardiologista antes de iniciar uma nova rotina de exercícios e procurar uma prescrição de profissionais de educação física para assegurar que a atividade seja realizada corretamente.

Qual o melhor horário do dia para caminhar?
De acordo com o personal trainer Ranyere da Silva Colen Aguiar, que atende em Brasília, caminhar de manhã melhora o humor para o restante do dia. Já a caminhada à noite pode ajudar a relaxar após um dia estressante e melhorar a qualidade do sono.

O profissional esclarece que o mais importante é ajustar a atividade de acordo com a rotina de cada um. “O melhor horário é aquele que você pode manter consistentemente. É importante evitar horários de calor extremo ou de alta poluição”, aponta.

Confira 5 benefícios de uma caminhada 5 km:

1 – Melhora da saúde cardiovascular
A caminhada regular ajuda a fortalecer o coração, reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea, diminuindo o risco de doenças cardíacas e derrames.
2 – Controle de peso
Ajuda a queimar calorias, o que pode contribuir para a perda de peso ou manutenção de um peso saudável. Também pode melhorar a composição corporal ao aumentar a massa muscular magra.

  1. Redução do estresse e melhora do humor
    “Caminhar libera endorfinas, que são hormônios que ajudam a melhorar o humor e reduzir o estresse e a ansiedade. Isso também pode favorecer a qualidade do sono e combater a insônia”, diz Ranyere.
  2. Fortalecimento dos ossos e músculos
    A caminhada regular fortalece os músculos das pernas e aumenta a densidade óssea, ajudando a prevenir a osteoporose e outros problemas ósseos.
  3. Melhora da saúde mental
    Realizar atividades físicas regulares, como a caminhada, melhora a função cognitiva, aumenta a memória e reduz os sintomas de depressão e ansiedade. Caminhar ao ar livre também pode proporcionar uma conexão com a natureza, o que pode ter benefícios adicionais para a saúde mental.

Metropoles

Postado em 18 de Junho, 2024