Os 3 principais benefícios do açaí para quem treina e pratica esportes

O açaí, fruto típico da região amazônica, não é apenas uma delícia tropical, mas também um poderoso aliado para quem pratica atividades físicas. Rico em nutrientes essenciais, o alimento pode proporcionar uma série de benefícios para atletas e entusiastas do esporte, auxiliando na melhora do desempenho, recuperação muscular e fornecendo energia de forma natural e saudável.

Os três principais efeitos do açaí para esportistas
Pré e pós-treino
“Por ser um alimento rico em carboidrato, é um grande aliado energético para ser utilizado como pré-treino ou pós treino. Irá fornecer a energia necessária para aumentar a força, disposição e desempenho físico”, disse a Dra. Andrea em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Aumento de energia e vitalidade
Esse fruto comporta uma infinidade de proteínas, minerais, como cálcio, magnésio, potássio, manganês, cobre, níquel, boro, e as vitaminas B1 e B6. “É uma fonte natural de carboidratos e vitaminas do complexo B, que desempenha um papel essencial no metabolismo energético. Essa propriedade pode ser relacionada com a tradição de consumir açaí como uma fonte de energia, e, especialmente, em preparações energéticas com frutas, granolas e mel”, detalhou a Dra. Zainab em contato com a reportagem.

Previne osteoporose e anemia
“Por ser rico em cálcio e potássio, combate a osteoporose. Combate a anemia por ter grande quantidade de ferro”, comentou a nutróloga.

Palavra final
“Muito importante dentro da alimentação saudável ter a compreensão dos alimentos funcionais, que devem aparecer no dia a dia da população, pois esse padrão alimentar associado a exercício físico consegue combater várias morbidades e mortalidades associadas a doenças, que acometem todo o nosso organismo”, concluiu a Dra. Andrea Sampaio.

Metropoles

Postado em 25 de Junho, 2024