DIA DO REI PELÉ É SANCIONADO E SERÁ COMEMORADO EM 19 DE NOVEMBRO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou lei proposta pelo Congresso Nacional que cria o Dia do Rei Pelé. A sanção da Lei 14.909 veio na edição desta terça-feira (2/7) do Diário Oficial da União.
“Fica instituído o Dia do Rei Pelé, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de novembro, data em que marcou seu milésimo gol, no ano de 1969”, diz o documento.

A Comissão de Esporte do Senado aprovou o projeto de criação da data no dia 21 de maio deste ano.

“Fora das quatro linhas, a contribuição de Pelé ao mundo foi igualmente significativa. Seu envolvimento em causas sociais, seu trabalho junto a organismos internacionais como a ONU, a Unesco e a Unicef, e sua luta por um sistema esportivo mais justo no Brasil, exemplificam seu compromisso com a sociedade e com o bem-estar das pessoas”, justificou o relator do caso, senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

Dia do Rei Pelé e os mil gols
A data escolhida é especial, mas não é o dia de nascimento ou de morte do rei do futebol. Mas a noite em que ele marcou seu milésimo gol, em uma partida entre Santos e Vasco, pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969, no Maracanã. A competição é considerada o Campeonato Brasileiro da época. O Peixe venceu por 2 x 1.

O maior jogador de todos os tempos estava em sua 13ª temporada como profissional. Após anotar o gol de pênalti contra o Vasco, vencendo o goleiro Andrada, o atleta do Santos foi para os braços da multidão.

Pelé morreu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, em decorrência de um câncer no cólon. Ele deixou a mulher, Marcia Aoki, e sete filhos.

Metrópoles

Postado em 2 de Julho, 2024