BRONQUIOLITE: FIOCRUZ EMITE ALERTA PARA ALTA INCIDÊNCIA E MORTALIDADE ENTRE CRIANÇAS; ENTENDA

A Fiocruz divulgou um alerta, nesta quinta-feira (04), para a alta circulação do vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite, que vem puxando o crescimento dos casos e mortalidade entre crianças pequenas. O aumento acontece principalmente em Roraima, Amapá e Ceará. A circulação do rinovírus, causador do resfriado comum, também aumentou nessas regiões.
Foi observado uma estabilidade de casos de influenza, além de início da atividade do vírus da Covid-19 em alguns estados das regiões Norte e Nordeste, em especial no Piauí e no Ceará, ainda que os patamares sejam baixos quando comparados ao histórico de circulação no país.

No entanto, segundo o órgão, nas últimas semanas, a maior parte das hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave em idosos (quando há comprometimento da função em respiratória, causando sintomas como falta de ar) foram causadas pela Covid-19.

“É importante que tanto hospitais quanto unidades sentinelas de síndrome gripal fiquem atentos para qualquer sinal de aumento de circulação do vírus nessas regiões”, ressalta a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz, Tatiana Portella.
A especialista orienta que a população se vacine contra o vírus da Covid-19 e também da influenza A. Além disso, recomenda o uso de máscaras em locais fechados, com baixa circulação de ar e dentro das unidades de saúde. O período analisado vai de 26 a 29 de junho.

O que é a bronquiolite?
Bronquiolite é uma infecção dos bronquíolos, estruturas que levam o ar da traqueia aos pulmões. Apesar de ser causada principalmente pelo VSR, pode vir também do adenovírus, o parainfluenza, o vírus influenza, o rinovírus, o bocavírus.

A bronquiolite também se difere da pneumonia, que é principalmente bacteriana e afeta os alveólos pulmonares, que ficam cheios de pus, alerta o pneumologista do Hospital Sírio Libanês, André Nathan.

Outras características importantes para fazer o diagnóstico é que a bronquiolite causa uma “crise de chiado” nas crianças e em bebês recém-nascidos infectados.

Com vacina, criança pode “nascer imunizada”
A vacina da Pfizer, denominada Abrysvo é muito eficaz, de acordo com os especialistas. Ela é destinada para prevenção da doença em crianças desde o nascimento até os 6 meses, por imunização ativa em gestantes. A aprovação do registro da vacina permite que ela seja distribuída para a população para aplicação conforme as orientações da bula.

“Como o sistema imune do recém-nascido não tem anticorpo contra o vírus, você vacina a mãe, que desenvolve os anticorpos contra o VSR e a criança nasce imunizada”, ressalta Nathan
O pneumopediatra Fabio Muchão ressalta que os anticorpos podem ser transmitidos ao bebê pela placenta da mãe. Segundo a Anvisa, a Abrysvo é bivalente, porque é composta por dois antígenos de uma proteína da superfície do vírus sincial respiratório. A administração é intramuscular e em dose única, no segundo ou terceiro trimestre da gestação.

Como funciona a transmissão?
Já que é viral, a transmissão é via respiratória ou por contato físico. Os riscos acontecem em um ambiente fechado, de acordo com Nathan, e a transmissão pode ocorrer entre as crianças pelo contato com a secreção pelo ar ou pelo toque.

Sintomas
Em casos leves, os sintomas são de um resfriado:

Coriza;
Congestão nasal;
Tosse com secreção;
Febre baixa.
O chiado respiratório, característico da doença, no agravamento do quadro pode causar insuficiência respiratória grave na criança, gerando cansaço e uso de musculatura acessória: entre as costelas e na barriga, segundo Nathan.

Tratamento
Como é uma infecção viral, o tratamento é de suporte: pode incluir hidratação, inalações com soro e, em alguns casos, fisioterapia respiratória. Para prevenção da doença, além das medidas de higiene, como lavar as mãos e usar máscaras, Fabio ressalta que existem o anticorpos monoclonais com intuito de prevenir a doença para bebês com doença cardíaca congênita, por exemplo. Mas ele disse que, em breve, podem chegar os medicamentos do gênero que podem ser usados por todos os bebês.

sbt

Postado em 8 de Julho, 2024