Acerola: quais são benefícios para o corpo se comer todos os dias

Com a chegada do inverno, as doenças respiratórias se tornam mais frequentes, e fortalecer o sistema imunológico é fundamental para manter a saúde em dia. Uma excelente maneira de fazer isso é incorporando a acerola à dieta diária.
Rico em vitamina C, o alimento não só ajuda a prevenir resfriados e gripes, como também oferece uma série de outros benefícios para a saúde. A fruta também possui vitamina A e nutrientes como ácido málico, compostos polifenóis e carotenóides.

A professora Paloma Garcia, do curso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília, indica que a fruta não só pode como deve ser consumida todos os dias.

A vitamina C é hidrossolúvel, o que significa que nosso corpo não consegue armazená-la. “É o tipo de vitamina que precisamos consumir todos os dias. A gente não consegue guardar, diferente das vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K. Então, sim, pode consumir todos os dias”, explica.

No entanto, ela alerta que a recomendação deve ser feita de forma individual, avaliando a necessidade nutricional, idade e estado de saúde do paciente. Paloma recomenda uma média de três frutas por dia.

Para preservar os nutrientes da acerola, a nutricionista Lorrane Pienaro, do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região, recomenda que a fruta seja consumida in natura. Conforme ela vai amadurecendo, perde água — por isso, é importante que o consumo aconteça o quanto antes. Se não for imediato, uma opção é congelar a acerola e usá-la para fazer suco.

“A acerola é muito perecível. Quanto mais madura, mais nutrientes hidrossolúveis ela perde, pois vai murchando e perdendo água. A recomendação é que o consumidor prefira frutas frescas ao invés do suco ou da polpa congelada”, esclarece Lorrane.

Paloma lembra que, de forma geral, os nutrientes da acerola são benéficos para a maioria das pessoas. Porém, em caso de alguma alergia associada à fruta deve-se evitar o consumo.

Confira os benefícios de comer acerola todos os dias:

  1. Fortalece o sistema imunológico
    A acerola é um excelente reforço para a imunidade, ajudando a prevenir resfriados e gripes, especialmente durante o inverno. Rica em vitamina C, a fruta oferece potente ação antioxidante e anti-inflamatória, fortalecendo as defesas naturais do organismo.
  2. Previne o envelhecimento precoce
    A vitamina C protege o corpo contra danos causados por raios ultravioletas, auxiliando na proteção da pele. A acerola também possui ação antioxidante, que evita a perda celular antecipada.
  3. Combate radicais livres
    A acerola é rica em flavonoides e carotenóides, compostos bioquímicos com propriedades antioxidantes que ajudam a neutralizar o excesso de radicais livres no organismo, contribuindo para a prevenção do câncer.
  4. Saúde do intestino
    Mesmo que em pequenas quantidades, as fibras presentes ajudam a prevenir problemas digestivos. Entre elas está a pectina, que é solúvel em água e tem propriedades prebióticas, promovendo o crescimento e a atividade de bactérias benéficas no intestino.

Metropoles

Postado em 10 de Julho, 2024